segunda-feira, 5 de maio de 2008

Fãs e jabá



Uma das coisas mais gratificantes no trabalho com quadrinhos e cultura em geral é observar e compartilhar a paixão de alguém por um artista ou uma obra. No último FIQ os exemplos foram vários. Teve o sujeito que tem a mesma tatuagem que o seu personagem favorito. Dezenas de fãs de mangá e anime praticando o cosplay ( se vestir e/ou atuar como seu personagem predileto). O cara que ficava vários minutos babando diante de uma assinatura (original) de Alex Ross em um desenho. Outro fã do Eduardo Risso que viajou centenas de quilômetros só por um autógrafo. O cartunista Nilson, veterano do Pasquim, que aguardava, ansioso como uma criança, uma palestra do Berardi, seu ídolo. O jornalista que cobria o evento e comemorava o fato de ter ganhado um anel do lanterna verde, de plástico.
Hoje vivi mais um destes momentos. Lucas, um colega do trabalho, exibia um largo sorriso no rosto. Durante o feriadão do dia do trabalho, foi ali, em São Paulo, conferir a exposição Star Wars, no Ibirapuera. Foi com a irmã e o filho mais velho de 14 anos. Estava nas nuvens depois de uma overdose de Pod racers, X-wings, figurinos originais, maquetes e toda a parafernalia que se tem direito. "Foi como uma terapia intensiva" nas palavras do extasiado Lucas. Sou Nerd mas sou feliz.
Vale a pena!

Aqui vai um agradecimento ao Idelber do concorridíssimo blog O biscoito fino e a massa pelo Jabá feito a este blog no seu post de hoje. Idelber é um velho amigo é um dos mais importantes blogueiros do Brasil, além de atleticano, é claro.

Para quem se interessa pelo tema fãs, os filmes trekkies e trekkies 2 são imperdíveis. São dois documentários sobre os fãs de Jornada nas Estrelas. Estão sempre passando nos canais a cabo por aqui. Vida longa e próspera!

Foto via blog de brinquedo

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Afonso,

Cheguei aqui via Biscoito Fino, e adorei o site. Sou fervoroso colecionador e leitor de HQ e agora seu blog está devidamente registrado nos meus favoritos.

Um abraço e parabéns pelo blog!

Afonso Andrade disse...

Valeu Daniel, obrigado

Augusto Paim disse...

Companheiro, gostei da proposta do blog e estou linkando no meu, também sobre quadrinhos (mas o meu é só sobre quadrinhos - www.cabruuum.blogspot.com)
Abraço, e seja bem-vindo á blogosfera.

Augusto Paim disse...

Afonso, é estranho o que acontece. Hoje em dia, falar da ausência de ligação entre quadrinhos e infância (com exceção dos estudos sobre o uso pedagógico dos quadrinhos enquanto linguagem, claro!) parece uma coisa meio óbvia, batida. O que se fala hoje é da maturidade do gênero, da HQ adulta (não a pornográfica, claro! Ehehehe). E você vê grandes portais sobre HQ, e blogs sobre HQ, com direcionamento aprofundado, maduro, sério. Isso apesar de, mesmo nesses espaços, parecer impossível não deixar de falar de HQs de super-heróis, coisa que discordo!
Enfim, apesar de todo esse movimento, é simplesmente muito curioso que ainda haja gente tratando esse conteúdo adulto de uma forma infantilizada e adolescente. Mas o pior é que tem! Ehehehe.
Grande abraço, companheiro!

Unknown disse...

amor pelos quadrinhos..
eu vejo todo dia a minha irmã babando em mangás, assim como o meu namorado.. as vezes a Mayra fala que eu também sou uma viciada.. ainda não assumi xD
Claro que não posso esquecer de mencionar uma pessoa que admiro muito e que gosta d+ de quadrinho (e pelo visto vai ensinar para o filho a mesma coisa xD).. é meu tio! Conhece?? rsrs
Ah! Uma coisa engraçada, minha sogra pediu, de dia das mães, a coleção histórica da Turma da Monica! Há mais coisa entre o céu e os quadrinho, do que podemos imaginar!!