quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mônica 1970/Mônica 2008



Com a reedição das primeiras histórias da Turma da Mônica pela Panini é interessante fazer uma comparação daquele primeiro número, publicado em 1970, com a última edição de abril de 2008.
A mudanças mais óbvia é no traço dos personagens da Turma, que ganharam contornos menos angulares e ficaram mais arredondados. O primeiro número, nesta reedição possui 68 páginas e 6 histórias que variam no tamanho entre 7 e 12 páginas. A edição de abril de 2008, como se tornou padrão nas outras revistas da Turma, possui duas histórias maiores e outras 8 histórias curtas, além da tirinha na última página, distribuídas por 84 páginas
O mais importante é aquilo que não mudou. O humor, as referências a outras mídias, a variação de cores nos planos de fundo estão lá desde o início.
Além da mudança nos traços dos personagens que ficaram menos angulosos, Maurício resistiu em fazer outras modificações mais significativas na Turma ao longo do tempo. As roupas são as mesmas, Mônica nunca perdeu seu vestido vermelho.
Mas isso não torna as histórias atuais anacrônicas, além de vários personagens novos que foram acrescidos à Turma ao longo dos anos, os roteiros sempre trazem referências do mundo moderno.
Enfim passados 38 anos ainda vale a pena acompanhar as histórias de Mônica e a sua turma.

2 comentários:

Afonso Andrade disse...

teste

Anônimo disse...

Eu sou mais a turma da Mônica dos anos 70, as histórias eram muuuuuuito mais criativas!