30 dias de noite é uma história em quadrinhos fodaça escrita por Steve Niles e desenhada, melhor, pintada por Ben Templesmith. A HQ conta a história da cidade de Barrow no Alaska, que durante o inverno passa 30 dias sem a luz do sol. Bem, com 30 dias de noite, a cidade vira um resort para um grupo de vampiros. Dá-lhe sangue, cabeças voando, criancinhas malditas e o cardápio completo de uma boa história de terror.
Em 2007 a HQ foi adapatada para a telona. O filme, com o mesmo nome, dirigido por David Slade, é bem legal e consegue passar bem o clima de terror e abandono dos moradores de Barrow. O mais interessante é que a cidade existe, mas são 67 dias sem sol e não 30 como na HQ.
No extremo oposto desta história está Insomnia, de 2002, dirigido por Christopher Nolan com Al Pacino e Robin Willians. No filme Pacino faz um policial enviado a uma pequena cidade no Alaska para investigar um crime. O que coloca a película no extremo oposto de "30 dias" é que o detetive não consegue dormir porque a cidade vive um período no qual o sol não se põe, uma espécie de "30 dias de dia". Como não dorme, o cara vai surtando ao longo do filme.
Os dois filmes estão disponíveis em DVD. 30 dias de noite,a HQ, foi editada pela Devir e ganhou uma continuação " 30 dias de noite, retorno a Barrow", feita pela mesma dupla.

